Junta de Freguesia de Santa Joana Junta de Freguesia de Santa Joana

Festas Tradicionais

Dentre os edifícios com especial valor histórico, os religiosos são aqueles que detêm a primazia nesta freguesia periférica da cidade de Aveiro. De pequena envergadura, tal como lhes é característico, a capela de São Geraldo, a capela de São Romão e a capela de São Brás continuam a ser local de encontro anual, mantendo viva a saudável tradição de reunir pessoas vindas de diferentes locais para, em dia de festa, venerarem o seu santo predileto.

O programa repete-se em cada festividade. Cumpre-se a parte religiosa, na qual se celebra a missa, se faz a oração da tarde e se cumprem promessas; o resto do dia é dedicado ao convívio e arraial.

Estes pedaços de vida patrimonial continuam, com efeito, a ser um dos poucos locais de encontro onde a tradição se foi mantendo ao longo dos tempos. Ainda que o tradicional espírito festivo se tenha desvanecido, pois, hoje, já não se aguarda com a expetativa de outrora a chegada do dia da festa, a devoção permanece intacta, arrastando sempre um considerável número de devotos.

Atualmente, e enquanto aguardam a chegada da festividade anual, estes espaços de culto religioso funcionam também como capelas funerárias, servindo a população dos respetivos lugares.

 

Festa de São Brás
3 de fevereiro . Capela de São Brás

 

Festa da Nossa Senhora da Piedade
15 dias após a Páscoa . Capela de São Brás

 

Festa de Santa Joana Princesa
1º domingo a seguir ao 12 de maio .  Igreja Matriz de Santa Joana


Festa de São Romão
6 de agosto . Capela de São Romão

 

Festa de São Geraldo
3 de outubro . Capela de São Geraldo

  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de Santa Joana. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia